Construção cresce 2,7% no 2º trimestre e ajuda na alta do PIB
set 19, 2023A construção registrou o oitavo trimestre consecutivo de crescimento, ajudando na alta de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre e de 3,2% na comparação com o mesmo trimestre de 2021.
Componente do setor da indústria, que avançou 2,2%, a construção teve alta de 2,7% na comparação com o primeiro trimestre de 2022, e de 9,9% em relação ao mesmo período de 2021.
No acumulado do semestre, a construção foi a atividade industrial com maior crescimento, de 9,5%.
O desempenho foi melhor que o esperado, e confirma sinais de outros indicadores do setor que apontavam um crescimento da atividade, segundo Ana Castelo, coordenadora de Projetos de Construção do FGV Ibre. Para ela, o resultado mostra uma aceleração, e deve levar à elevação de projeções para 2022.
Um dos dados que já indicava um número positivo do segmento no período é o aumento da quantidade de pessoas ocupadas no setor.
De acordo com dados do Caged compilados pela Abrainc (Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias), o setor de construção foi responsável pela abertura de mais de 184 mil vagas formais de janeiro a junho de 2022.
Desse total, 85.131 foram na construção de edifícios, 63.066 nos Serviços Especializados para a Construção e 36.551 em obras de infraestrutura. O setor respondeu por 13,8% da geração de vagas formais no Brasil durante o primeiro semestre.
“O Caged mostrou que construção faz parte de 5% do estoque de trabalhadores, mas foi responsável por 15% dos novos empregos gerados, ou seja, gera três vezes mais que sua participação”, observa José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic).
Escrito e publicado pela CNN Brasil.