Novembro Azul: mês de conscientização e cuidado com a saúde do Homem
nov 5, 2024Já está no calendário de todo mundo: o mês de novembro é dedicado à prevenção ao câncer de próstata, segunda doença que mais mata homens no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, são aproximadamente 72 mil novos casos todos os anos no país, levando a óbito, em média, 16 mil pessoas a cada ano.
As campanhas de conscientização e prevenção se intensificam a cada ano. Seja com campanhas publicitárias em veículos tradicionais de comunicação como rádio e a TV e também nas redes sociais ou com ações em escolas, universidades e outros lugares públicos, governos e entidades tentam, de diversas formas, quebrar tabus e fazer com que o público, especialmente o masculino, entenda a importância dos exames e de ficar atento a alguns sintomas da doença.
.
SINTOMAS
O câncer de próstata não costuma apresentar sintomas nas fases iniciais, o que dificulta a detecção precoce, segundo especialista. Com isso, grande parte dos pacientes pode não apresentar nenhuma queixa e, quando apresentam, podem ser confundidas com outras doenças benignas, como infecção urinária e aumento benigno da próstata.
Já nas fases mais avançadas, os sinais e sintomas mais comuns do câncer de próstata são:
1. Diminuição da força do jato urinário (mais fraco ou entrecortado);
2. Dificuldade para iniciar ou concluir a micção;
3. Necessidade de urinar duas ou mais vezes à noite;
4. Dor ao urinar;
5. Presença de sangue na urina.
.
QUANDO CONSULTAR O UROLOGISTA?
Pelo fato de o câncer de próstata não manifestar sintomas em fase inicial, o diagnóstico precoce só é possível com o acompanhamento médico regular com o urologista.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que todos os homens a partir dos 50 anos procurem o urologista para discutir e avaliar a necessidade de realizar ou não exames preventivos e de rastreamento para o câncer de próstata.
.
TRATAMENTO
Atualmente, existem diferentes opções de tratamento para o câncer de próstata. A escolha da melhor abordagem depende de múltiplos fatores, como idade do paciente, estado geral de saúde, doenças associadas e estágio da doença (inicial, intermediário ou avançado).
Geralmente, em casos de diagnóstico inicial, a cirurgia é o principal tratamento para o paciente com câncer de próstata. Em estágios mais avançados, a radioterapia e quimioterapia se fazem necessárias. Em muitos casos iniciais, a cirurgia pode ser um tratamento definitivo.
.
A Garcia Terraplenagem e Pavimentação reforça seu compromisso com o bem estar de seus colaboradores e suas famílias ao apoiar o movimento Novembro Azul.
.
.
.
Referências:
Novembro azul: conscientização deve ser constante, e não sazonal | G1